7/04/2006

Hashi

Minha mãe é filha de japonês. Em casa sempre fomos educados de acordo com a cultura niponica,gosto,nunca me senti revoltada com isso.Rigorosa,minha mãe sempre impôs respeito,tanto que como já comentei aqui ela não permite que eu chame meus irmãos pelo nome,uma vez que sou a caçula.Nunca me revoltei com isso.
Aí vim para o Japão,E a cada ano me pegava,e pego ainda,pensando:"meu Deus,esse país se perdeu".O povo japonês sempre foi conhecido por ser um povo orgulhoso ,trabalhador,educado,milenar.Sim os antigos japoneses eram tudo isso,mas vendo os jovens de hoje,me pego pensando,o que será desse país daqui a alguns anos.
Quem mora aqui e acompanha o notíciario,deve concordar comigo.Para se ter uma idéia,em menos de um mês já ouve 4 casos de adolescentes que incendiaram suas casas com pais~e irmãos dentro.Por que?Na maioria das vezes porque o pai chamou a atenção.Mandou ir para a escola é um exemplo.Sei que entre uma família acontece muitas coisas,brigas,uma palavra mal interpretada.Mas matar?
A maioria desses jovens disseram:"Não me importo se morrerem".Afinal,o que significa a morte para eles?O que significa matar?Será que é culpa dos ancestrais?Na época dos samurais era comum brigas de espada que começavam do nada e íam até que um dos lutadores caísse morto.Teve os suicidas kamikazes,Deuses do vento,que nome singelo ...
Aliás suicídio aqui também é normal.A moça se olha no espelho,vê uma figura gorda e NÃO amada o que ela faz?Corta os pulsos.O Pai de família contraiu dívidas das quais não consegue honrar,o que ele faz?Se enforca na sala de casa.A estudante levou um fora do namorado,o que ela faz?Se joga debaixo de um trem em andamento.E assim vai.
Vire e mexe temos também o desprazer de ler que, em alguma parte desse pequeno país,os pais ,por não aguentarem mais o choro do bebê,que incansavelmente chorava sempre à noite,não permitindo assim, que os pais tivessem o merecido descanso foi "agredido"para ver se assim se fizesse reinar o silêncio.Reinou,nunca mais se ouviu um choro de bebê vindo daquela casa.
Enfim,são vários casos.Sim o povo japonês é orgulhoso,trabalhador,educado,organizado,mas que precisa parar de achar que MORRER e MATAR é tão ou mais simples do que comer de hashi.

1 comment:

Anonymous said...

Olá!!

As novas geraçoes, em todos os lugares, estao mais permissivas sim...nao existe mais o respeito de antigamente pelos pais e todos os demais.
Realmente, pelo que vc conta, a vida está precisando ser mais valorizada no Japao...morrer pelos motivos que vc expôs, nao é justificável...morrer tá fácil demais. A auto- estima e vontade de viver estao muito baixos...
Parabéns pela carteira de motorista!
E a minha Laura faz o mesmo que o seu Hiro!! Adora amassar, brincar com a roupa que passei! ahahaha...eu nao passo de novo nao!!

beijos