7/10/2006

Verde e Amarelo



Com o começo da Copa do Mundo,na Alemanha,eu passei a assistir todos os dias o programa Papo na Copa,com Armando Nogueira.e dias desses com a classificação para a final da Itália,ouvi dele o seguinte comentário: "A alma do time da Itália é a camisa".Segundo ele,um profundo conhecedor,a cor da camisa da Itália sempre foi azul,pos isso a Itália também é conhecida como Azurra.
A do Brasil só se tornou verde e amarela em 1954.Aí nos tornamos a seleção Canarinho.
Agora eu entendo o que o Armando Nogueira quis dizer.E também me sinto aliviada,pois em 2002,Brasil penta campeão,feliz com o resultado,algo no fundo me incomodou vendo a alegria dos jogadores,observando o modo como eles comemoravam,como foram receber suas medalhas e também a mais desejada taça.Agora eu entendo o que me incomodava e já não mais me culpo.
Olhem as fotos acima.Quantos jogadores da itália estão sem a camisa da seleção?Camisa essa que é da cor azul,não é uma cor da bandeira,mas é a cor do futebol italiano,azul que por 4 vezes emocionou a Itália e que também outras tantas vezes a viu chorar de emoção e frustação.
Sim eu assistindo hoje a comemoração dos jogadores italianos,logo me lembrei do Brasil em 2002.
Vários jogadores não se importaram em trocar,no auge da felicidade a camisa canarinho,de cor verde e amarela,cores símbolo da nossa nação,cores que enfeitam o Brasil todo,que faz de nós brasileiros sermos reconhecidos por onde quer que vamos.Sim ela foi trocada por camisas brancas,com escritas na frente,com corações,dedicatórias e frases do tipo "Eu Amo Jesus".
Ah sem esquecer,é claro,das que foram sem nenhum pudor riscadas por seus donos.Donos?Não,a camisa verde e amarela não tem dono,ninguém é dono dela.Por isso,as pessoas que a vestem devem ter mais respeito,educação,carinho.De 4 em 4 anos essa camisa é o que de maior representa nosso amado Brasil,então que direito aquelas pessoas,no momento do "brilho maior"da canarinho tinham de trocá-la por outras ou de riscá-las?
Eu achei feio,esquisito.Será que estou só nessa opinião?Talvez...
Também não gostei do capitão ter feito para sua esposa uma declaraçào de amor naquele momento.Sua declaração,como capitão da seleção brasileira,deveria ter sido para o BRASIL.
"Brasil,eu te amo".
É por essas e outras que o Brasil não foi muito longe nessa copa.Eles encontraram pelo caminho,seleções com muito mais amor e respeito por sua pátria.

1 comment:

Anonymous said...

É...tá faltando garra, tá faltando amor à camisa...mereceu perder.
Muito fofo seu baby nessa soneca aí embaixo
beijos!!